Plásticos Biodegradáveis na Agricultura, AGROTEC

Plásticos na Agricultura

<< É um facto que a utilização do Plástico na Agricultura tem crescido, em termos mundiais, nas últimas décadas. Com múltiplas e necessárias utilizações no setor agrícola, é um facto que as preocupações ambientais são também uma das valências associadas à Plasticultura. A busca por soluções biodegradáveis é cada vez mais uma prioridade.

Plasticultura: soluções biodegradáveis são o futuro

(...) A utilização de polietileno oxo-degradável, com fragmentação em pequenas partes, não resolve o problema ambiental. A solução passa pela utilização de matéria prima de origem vegetal (e.g., amido de milho e óleos vege - tais) em polímeros certificados como biodegradáveis e compostáveis. Nessa medida foi desenvolvido um projeto, intitulado Agrobiofilm, desenvolvido no âmbito do 7º Programa Quadro da União Europeia, que ajudou a encontrar respostas para o problema. O projeto teve início em abril de 2010 e trata-se de um consórcio formado por um núcleo principal de três pequenas e médias empresas: a Silvex, Indústria de plásticos e papéis, (coordenadora do projeto em Portugal), a BIOBAG (Noruega) e a ICSE (França).

Agrobiofilm®, Plástico Biodegradável para cobertura de solos agrícolas fabricado em Portugal

O Agrobiofilm® é um exemplo de  Economia Circular aplicada à agricultura. Fabricado a partir de amido de milho e óleos vegetais, este bioplástico volta a ser incorporado no solo sem prejuízo para o ambiente e com benefícios em várias culturas agrícolas. (...)
A sua matéria-prima é o MATER-BI®, uma família de bio-polímeros biodegradáveis e compostáveis fabricados pela empresa italiana Novamont, líder europeia neste segmento de negócio. A  inovação da companhia portuguesa, sedeada em Benavente, consistiu em criar um filme adaptado a diferentes culturas agrícolas, de acordo com os seus requisitos. (...) Após vários ensaios de campo, realizados no Ribatejo, França e Espanha, a Silvex iniciou a venda do Agrobiofilm em 2014, estimando para 2017 um total de 400 hectares instalados em Portugal e cerca de 200 hectares no Reino Unido, Noruega, Áustria, França e Espanha. (...) Os filmes biodegradáveis representam já mais de 10% do volume de negócios da Sil - vex e são um segmento de negócio em cres - cimento. Além do Agrobiofilm®, a empresa produz película aderente e todo o tipo de sacos e embalagens biodegradáveis e compostáveis (certificadas como “OK biodegradable Soil”, “OK Compost” ou “OK Compost Home”) para uso doméstico, agrícola e industrial. A Silvex está no mercado há quase meio século e é graças à inovação dos seus processos produtivos que consegue manter-se competitiva e tornar a vida mais fácil aos seus clientes. >>

Em REVISTA AGROTEC

Leia a notícia com mais detalhe aqui
Agrotec

Data de Publicação: 01 Out 2017