Mulch Biodegradável Agrobiofilm da Silvex recebe menção honrosa, AGRICULTURA E MAR ACTUAL

Mulch Biodegradável Agrobiofilm da Silvex recebe menção honrosa

<< A Silvex obteve uma menção honrosa no âmbito do Prémio Produto Inovação promovido pela Cotec e ANI, para o seu produto Mulch biodegradável Agrobiofilm.

O Mulch biodegradável Agrobiofilm é um polímero biodegradável para cobertura do solo (mulch) que permite a substituição do plástico de origem fóssil, proporcionando a obtenção de produtos agrícolas com rendimento e qualidade igual ou superior à obtida com mulch de polietileno (PE). No final do ciclo da cultura, incorpora-se no solo, sendo completamente decomposto por acção de micro-organismos, resolvendo, assim, quer o problema da contaminação dos solos agrícolas com plástico PE, quer a acumulação dos mesmos em aterros e lixeiras. Produzido a partir de fontes renováveis, contribui para a sustentabilidade das práticas agrícolas.

“A Lei da Fiscalidade Verde tratou o problema dos sacos de plásticos leves. No entanto, o legislador omitiu, supostamente por desconhecimento da realidade, a problemática dos impactos ambientais que tem o plástico de origem fóssil na agricultura”, diz um comunicado da Silvex.

“O impacto negativo no ambiente é muito maior que o dos sacos leves, visto que estes, em grande parte, ainda eram utilizados para o lixo. Ou seja, com os sacos leves ainda havia a possibilidade da sua reutilização e reciclagem limpa (deposição em ecoponto) enquanto o plástico de origem fóssil utilizado na agricultura (como cobertura de solo), muito dificilmente pode, sequer, ser reciclado”, acrescenta a mesma nota.

O Prémio Produto Inovação é promovido pela COTEC e ANI e tem como objectivo central o de premiar e divulgar publicamente produtos (bens ou serviços) inovadores ou famílias de tais produtos desenvolvidos por empresas nacionais ou estrangeiras, de qualquer dimensão, que operem em Portugal. O Prémio Produto Inovação COTEC-ANI foi entregue pelo Presidente da República no 13.º Encontro Nacional de Inovação COTEC, que se realizou a 22 de Novembro. 

(...) O mulch Agrobiofilm é produzido de acordo com os requisitos das culturas a que se destina, existindo soluções para solarização do solo, milho doce, alface, rúcula, espinafres, cebola, alho, batata, melão, curgete, beringela, tomate em fresco, tomate de indústria, pimento, fisális, morango, vinha, fruteiras e ornamentais em viveiro.

Este mulch permite ainda controlar as infestantes sem recurso ao dispendioso trabalho de sachas (manuais e mecânicas), aumentar a eficiência da rega por maior retenção da humidade do solo, aumentar a temperatura do solo, antecipar a data de colheita em culturas anuais e a entrada em produção de culturas perenes, melhorar a uniformidade da maturação, aumentar o teor de sólidos solúveis totais (ou °Brix) dos frutos, aumentando, assim, a produtividade, qualidade e rentabilidade da cultura, refere a Silvex. (...) >>

Em REVISTA AGRICULTURA E MAR ACTUAL

Leia a notícia com mais detalhe aqui
1

Data de Publicação: 24 Nov 2016